Você já conhece a biografia de Dilma?

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Galera da Dilma: Jovens consolidam blog de apoio a Dilma Rousseff

Com formato e conteúdo destinados a despertar o interesse do público jovem, estreou nesta quinta-feira (8) o novo formato do blog Galera da Dilma ( http://www.galeradadilma.com.br/ ). O blog já estava em funcionamento desde a semana passada, no endereço da Wordpress (http://galeradadilma.wordpress.com/), mas agora ganha domínio próprio e novo leiaute, mais sintonizado com a linguagem visual apreciada pela juventude.

O blog foi incrementado com recursos para postar arquivos em mp3, assim o leitor poderá acompanhar, por exemplo, as entrevistas da Dilma para rádio. Haverá, ainda, espaço para enquetes, "pois acreditamos que essa é uma maneira de descobrir as preferências dos nossos jovens leitores", dizem os organizadores do blog. E, em breve, será divulgada uma lista com os blogs parceiros e uma galeria de imagens cheia de fotos legais.

A repaginação do blog acontece um dia depois que Dilma, em encontro com a juventude em Belo Horizonte, conclamou aproximadamente dois mil jovens a dar continuidade ao projeto do presidente Lula.

“Vocês são o futuro do presente e, por isso, olhamos a juventude com olhar de construção do amanhã”, afirmou a pré-candidata durante o encontro na capital mineira, que foi organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE).

Dilma foi convidada para participar da abertura do projeto “Juventude em Debate” que contou com a participação de representantes de varias juventudes partidárias, como PT, PMDB, PDT e PCdoB.

Durante o discurso Dilma lembrou que os jovens ocupam um papel importante na luta pela continuidade dos projetos iniciados durante o governo Lula. “Temos que avançar muito ainda por esse caminho, temos que assegurar que as conquistas que já obtivemos não retrocedam. Precisamos avançar”, explicou. Para ela, será preciso “disputar milímetro a milímetro, hora a hora, minuto a minuto” para manter todos os projetos.

“Esse é um ano de debate onde vamos confrontar o projeto do presidente Lula, o da modernidade, com outro projeto que governou o país antes de nós, e por oito anos sucateou a educação, fechou empresas públicas ou sucateou o patrimônio público, esse é o projeto que vai ser confrontado conosco”, ressaltou.

Dilma elogiou a juventude e disse que ela compõe uma parte importante e generosa da sociedade. “Está aqui nessa sala um dos fatores principais, porque aqui tem setor da população extremamente politizado, generoso e com grande presença na sociedade e estou falando de jovens de todas as classes sociais, aqueles que sabem que não só é possível sonhar, mas realizar os sonhos que têm”, afirmou.

Ditadura militar

A pré-candidata também falou que na sua juventude lutou por um país mais justo, com os mesmos ideais defendidos pela atual juventude. “Há vários anos atrás eu estive lutando como vocês pela melhoria do meu país, era uma luta diferente, uma luta em que o Brasil vivia uma experiência muito dura, que é a experiência de viver na ditadura. A minha juventude defendeu, e muitos ficaram pelo caminho, os mesmos ideais que vocês defendem de transformação do Brasil, numa sociedade mais justa e um Brasil soberano e independente”, disse.

Durante sua visita a Minas Gerais, a ex-ministra visitou o Colégio Estadual Central, em Belo Horizonte, local que a inspirou politicamente.

Ela estudava no local quando houve o golpe militar de 1964. Dilma passeou pelo pátio da escola e lembrou dos tempos de sua juventude e teve contato intenso com os atuais estudantes.

“Em 1964, esse colégio era uma turbulência, porque tinha acabado de fechar o país, não tinha espaço de manifestação nenhuma. E eu lembro de vários estudantes que estavam mobilizados aqui. Eu vinha de um colégio de freira, eu vinha do Colégio Sion, mas tinha já aqui uma grande mobilização. E dois estudantes aqui foram logo presos, um deles era uma moça, e eu lembro que depois a mobilização nunca mais parou. Nós éramos aqui bastante rebeldes”, disse Dilma ao lembrar dos anos do colégio.

Segundo ela, a última vez que esteve no Estadual Central foi em 1968 e depois apenas passou em frente ao local sem entrar. “Tem muita coisa do meu tempo, mas já mudou muito”, disse ao percorrer a escola. Dilma estudou o Segundo Grau Clássico, que corresponde ao atual Ensino Médio.

Durante a caminhada, a ministra foi abordada por docentes que pediam para que ela trabalhasse para que se pague o piso salarial aos professores em Minas Gerais e ouviu dos alunos o pedido para que a greve nos colégios da cidade não continue.

Pré-sal

A ex-ministra da Casa Civil afirmou, ainda, que é contra mudanças no projeto de cria o Fundo Social do pré-sal. Segundo ela, é fundamental que esse dinheiro seja investido maciçamente em educação, como o governo havia previsto inicialmente.

“Concordo que o maior volume de recursos do Fundo Social do pré-sal tem que ser destinado para a educação. Essa é a ideia do presidente Lula e, por isso, repudiamos todas as tentativas de transformar o Fundo Social e pendurar nele todas as despesas que alguns imaginam pôr”, disse.

Um comentário:

  1. Poderia explicar com a mesma competencia sobre seu passado de terrorista, os assassinatos e roubos a bancos que dizem por ai? Como será visto o Brasil com uma presidente com tal passado? voce ja esta pronta para sair da sombra de Lula?
    coloquei como anônimo porque tenho até medo da sua reação...vai que voce resolvi reviver o passado!!

    ResponderExcluir