Você já conhece a biografia de Dilma?

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Pesquisa mostra Dilma na frente de Serra no Rio de Janeiro

O jornal O Dia publicou neste domingo (28) uma pesquisa do Instituto Vox Populi sobre intenção de votos para presidente, realizada entre os dias 20 e 22 de março no estado do Rio de Janeiro. A ministra Dilma Rousseff aparece na frente com 29% da preferência do eleitorado, enquanto o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tem 28%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), com o nº 18.994/2010. O Vox Populi fez 1.000 entrevistas na capital, na Região Metropolitana e no interior do Estado do Rio. No cruzamento por região, Dilma Rousseff apresentou seu melhor desempenho na capital do estado, com 33% das intenções de voto, contra 20% de Serra. Já o tucano teve a seu melhor desempenho no interior, com 40% das intenções. Nesta região, Dilma somou apenas 24% das intenções.

O jornal diz ainda que para o presidente do Vox Populi, João Francisco Meira, a pesquisa revela uma tendência nacional, que demonstra o crescimento de Dilma. “A boa performance da petista na capital revela o grau de informação do público. À medida que Dilma associa sua imagem à imagem do presidente Lula, ela ganha respaldo e aceitação. No interior, essa informação chega de forma mais lenta ao eleitor”, acredita o presidente do Instituto Vox Populi.

Em outro cenário, sem a participação de Ciro Gomes, que ainda não teve a candidatura confirmada — mas é aliado de Lula, Serra (34%) e Dilma (31%) também aparecem tecnicamente empatados. Com Ciro fora, Serra chega a 48% no interior, seu melhor desempenho no Estado do Rio. No mesmo cenário, Dilma tem seu melhor resultado na capital, com 37% das intenções de voto. “Não está claro ainda para o eleitor que Ciro é aliado de Lula”, diz.

Lula tem 90% de aprovação

De acordo com Meira, a aprovação de Lula no Rio chega a 90%. Para 29% dos entrevistados, o governo é ótimo; 43% acham bom; 18%, regular positivo; 5%, regular negativo; 3%, ruim; e só 2% acham péssimo. A pesquisa também mostra que 86% dos entrevistados sabiam que o presidente não pode concorrer nas eleições de outubro. Mas se pudesse, 61% o escolheriam outra vez.

Com informações do jornal O Dia